Um marco na história do samba, segundo muitos historiadores especializados no assunto, foi o lançamento de “Pelo telefone”, criado, em 1917, por Donga, Mauro de Almeida e Sinhô e lançado como um samba carnavalesco.
A cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana, é considerada o berço do jazz. Muitos músicos de jazz importantes, como o pianista Jelly Roll Morton, são de lá. A primeira gravação de jazz foi feita em 1917 por uma banda da cidade, a Original Dixieland Jazz Band.
Foi em 1929 que surgiu a primeira música sertaneja como se conhece hoje. Ela nasceu a partir de gravações feitas pelo jornalista e escritor Cornélio Pires de “causos” e fragmentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e mato grossense.
A primeira gravação de Baião foi com o grupo Quatro Ases e um Coringa. Grupo vocal e instrumental que fazia sucesso na época, principalmente com sambas. Luiz Gonzaga participou dessa primeira gravação tocando acordeom e só gravaria Baião, em disco próprio, no ano de 1949.
Foi a partir de 1950 que a história do forró começou a ganhar força em todo o cenário nacional. Isso porque no ano de 1949 o cantor e compositor Luiz Gonzaga gravou a música “Forró de Mané Vito”, que caiu no gosto do povo.
Segundo historiadores, o marco zero do rock teria acontecido em julho de 1954, quando um caminhoneiro chamado Elvis Presley entrou no Sun Studios, em Memphis, e gravou “That’s Allright Mamma”. Vamos deixar uma coisa bem clara: Elvis não inventou o rock. Antes dele, gente como Chuck Berry e Bill Halley já tocavam rock.
Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no Brasil.
O termo “Pop” foi primeiramente usada em 1926, porém foi amplamente usado com o início do “Pop art” em 1957, quando o termo “pop song” foi vagamente usado para descrever músicas orientadas para a juventude, que não fosse Rock n’ Roll.
O ska surgiu pela primeira vez nos estúdios da Jamaica entre os anos de 1959 e 1961, desenvolvendo-se a partir de um gênero anterior, o mento.
Jorge Ben é um dos principais nomes do Samba Rock no Brasil. Entre os seu sucessos está País Tropical, Chove Chuva e Mas Que Nada.
O Tropicalismo surgiu através de artistas que se apresentavam em programas de músicas da Rede Globo e da TV Record. Foi em um evento no ano de 1967 que o movimento ganhou força.
A canção de 1967 (que atingiu o número 1 na parada R&B), “Cold Sweat”, algumas vezes citadas como a primeira canção funk, foi a primeira a conter um solo de bateria conhecido como “drum break”.
O marco inicial do metal para muitos se deu em 1968, quando os Beatles gravaram “Helter Skelter“. Os motivos são muitos: as guitarras saturadas e estridentes, o vocal “berrado“ e a própria levada da música. Outros acham que o metal tem outra origem.
O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica no final da década de 1960.
Principalmente peças instrumentais que criam sons de natureza calmante, romântica, que eleva o humor ou geralmente relaxante. Steven Halpern ‘s Spectrum Suite , lançado em 1975, é geralmente creditado como o álbum que iniciou o movimento da música new-age.
O primeiro disco de rap que se tem notícia, foi registrado em vinil e dirigido ao grande mercado por volta de 1978, contendo a célebre King Tim III da banda Fatback.
O pagode, como manifestação cultural, apareceu nos meios de comunicação somente em 1978, quando os cantores Tim Maia e Beth Carvalho foram visitar a quadra do Cacique de Ramos, um bloco carnavalesco do bairro de Ramos, no subúrbio carioca.
O primeiro registro da palavra “techno” em referência a um gênero musical data de 1988. O detroit techno é visto como a base sobre a qual vários subgêneros foram desenvolvidos.
Seu marco zero é o disco “Funk Brasil”, de 1989, produzido pelo DJ Marlboro. A coletânea tinha o primeiro funk carioca gravado, a “Melô da mulher feia”, cantada pelo Mc Abdulah, além de faixas como “Melô do bêbado” e “Rap das aranhas”.
De origem pantaneira vinda do estado de Mato Grosso do Sul e com reflexo no estado de Goiás, tem como os primeiros a tocar a dupla João Bosco & Vinicius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitários na capital, Campo Grande.